quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Workshop de poesia - testemunho

Durante o workshop de poesia dinamizado pela escritora Carmen Zita sexta-feira, dia 18, foram "esculpidos" alguns poemas.

Aqui ficam dois poemas escritos aquando do workshop por Carlos Preto, adulto certificado do secundário no nosso Centro, e que tão carinhosamente partilha connosco.


Leilão de letras

Quem me compra este escrito
Tão bem escrito como se fosse
Um livro, um texto proscrito
Um sonho, tão agreste como doce

Quem me quer esta palavras órfãs
De quem delas quiser tomar posse
Quem mas consome
Quem me mata esta fome
Que tudo me levou e nada me trouxe…
(este é o meu leilão)


Ser diferente

Ser diferente,
É ser muitas vezes, uma secante
E outras tantas, uma tangente
De um circulo fechado à volta de nós

Ser diferente,
É querer voar, para além do que se sente
Mesmo quando o chão nos prende, e não consente
Tornando-nos iguais, entre tantos e tão sós…

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Semana da Leitura - de 14 a 18 de Fevereiro

Nas Asas da Leitura

O nosso agrupamento organiza, pelo quinto ano consecutivo, a semana da leitura de 14 a 18 de fevereiro.

As actividades propostas são interessantes e diversificadas: feira do livro, encontros e sessões de autógrafos com escritores, concursos, sessões de contos, teatro, música, workshop de poesia, “Momentos de leitura do concelho”… Vamos, ainda, realizar, pela primeira vez, uma corrente do livro à volta da escola sede!


Consulte
AQUI o programa.

Visite a feira do livro e adquira livros a preços muito convidativos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Vai de em@il a pior!!..

Foi com muito entusiasmo que, no passado 21 de Janeiro de 2011, os adultos do curso EFATécnico de apoio à gestão – se deslocaram até às instalações do Teatro Maria Vitória – Parque Mayer, para assistir à revista “Vai de em@il a pior!!..”.

A Grandiosidade do elenco, no qual constavam Florbela Queiroz, Paulo Vasco, Carlos Queiroz, Joana Baeta, Vanessa Silva, entre outros, tornou uma simples noite de sexta-feira numa noite hilariante.

A visita de estudo teve como principal objectivo cativar os adultos a preservar os hábitos culturais dos nossos antepassados, nomeadamente assistindo a peças de teatro e revistas nacionais, bem como identificar todos os processos de linguagem e de comunicação evidenciados ao longo da peça.

Toda a encenação dos actores, imaginada por Francisco Nicholson, parecia ter surgido de um mundo irreal… os cenários foram estruturados ao mínimo pormenor, as canções que acompanhavam o decorrer da peça enquadravam-se perfeitamente no tema, fazendo com que tudo fosse mágico.

A satirização da política portuguesa rumou ao longo de toda a encenação, abordando temas actuais tais como a política, a marginalização e exploração infantil e, como não podia deixar de ser, o impacto da evolução tecnológica a nível ambiental.

A visita de estudo foi sem dúvida inesquecível… permitiu que os formandos regressassem com uma bagagem cultural bem maior que aquela com o qual partiram, incentivando-os a contribuir para o desenvolvimento de uma geração que “Vai de em@ail a melhor!!..”.


Nathalie Oliveira
(Mediadora e Formadora do curso EFA)