quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dia aberto

Na passada sexta-feira, 21 de Maio de 2010, a Escola E.B. 2. 3. D. Afonso, IV Conde Ourém, juntamente com o seu Centro Novas Oportunidades, promoveram um dia cheio de emoção e de actividades.

Com o intuito de demonstrar algumas actividades relacionadas com os temas abordados ao longo do processo RVCC, e com a ajuda de toda a equipa, o Centro Novas Oportunidades dinamizou um conjunto de actividades que foram dividas em três principais áreas: Área da Química e Física, Área do Planeta azul, Cultura e Segurança, e Área do CSI.

Na sala da Química e Física encontravam-se seis actividades a decorrer, nomeadamente, Espuma colorida, A lata que implode, Fenómeno de convecção, Fez-se luz…, Pilha de limões e, por último, o Electroíman.

Todas estas actividades permitiram demonstrar aos adultos e alunos, que por lá passaram, que tanto a Física como a Química são disciplinas que se encontram, inevitavelmente, associadas às actividades do nosso dia-a-dia.
No que diz respeito à Área do Planeta azul, Cultura e Segurança, demonstrou-se e salientou-se a importância do processo de reciclagem e da água, bem como as consequências associadas a falta de utilização dos EPI’s e ao não cumprimento das normas de Higiene e Segurança no Trabalho. Foi também nessa sala que os adultos, alunos e funcionários puderam divertir-se com um jogo de palavras.

Contudo, a actividade que maior curiosidade despertou consistiu em descobrir o responsável pela morte do Sr. Alberto. À semelhança do que acontece na série CSI, todos os que pela sala passaram, incorporaram o papel de investigadores e, através da análise de diversos vestígios deixados pelo criminoso, conseguiram descobrir o verdadeiro responsável pelo assassinato do Sr. Alberto. As actividades envolviam a análise do corpo da vítima, dcomparação da sola dos sapatos dos suspeitos com a pegada encontrada no local do crime, análise da fibra de tecido, bem como das impressões digitais do criminoso, extracção do DNA de um morango trincado pelo suspeito e, por último, elaboração de um retrato robot a partir de dois testemunhos.

Ao longo desse dia, aprender, observar e divertir foram os verbos que predominaram e que fizeram com que este fosse inesquecível.
Nathalie De Oliveira
(Formadora de STC)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

21 de Maio - Dia aberto na nossa escola

Na próxima sexta-feira a nossa escola abrirá as suas portas a toda a comunidade.
Ao longo do dia as actividades serão inúmeras e diversificadas: peddy-paper, exposições de trabalhos de alunos, ateliês, demonstração de modalidades desportivas e um café "solar".
A partir das 19horas teremos tasquinhas, jogos tradicionais, um espectáculo musical, observação de astros e um ateliêr dinamizado pelo Centro Novas Oportunidades da nossa escola.
Consulte o programa.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A tradição ainda é o que era?

Há hoje, como sempre houve no passado, quem seja tentado a pensar que as últimas novidades trazem vantagens de tal modo evidentes que irão levar ao irremediável desaparecimento do que até então existia.

Foi assim com a rádio, que acabaria com os jornais, foi assim com a televisão, que acabaria com a rádio, foi assim com a fotografia, que acabaria com a pintura, foi assim com o cinema, que acabaria com a fotografia, etc., etc., etc.

E o livro? O livro de papel que o olhar percorre sob o afecto meticuloso dos dedos? Também já teve a sua morte anunciada, substituído pelo e-book.

Será assim? Não me parece. Mas prometo estar atenta e daqui a cem anos confirmo.

O livro acaba? Acaba o livro? Ora aí está uma boa ideia: acaba esse livro e começa outro, porque há sempre outro à nossa espera.